O síndrome de Irlen – II

O método de Irlen

Embora ainda muito contestado pela comunidade científica, o método proposto por Helen Irlen baseia-se na utilização de filtros coloridos (sob a forma de acetatos ou lentes) que permitem atenuar a luminosidade envolvente e diminuir ou mesmo neutralizar o efeito das distorções visuais durante a leitura.

Para indivíduos com elevada fotossensibilidade, dores de cabeça persistentes e dificuldades na visão da profundidade recomendam-se lentes coloridas (espectrais) para uso constante. Estas lentes têm uma coloração específica para cada paciente e vão filtrar os comprimentos de onda que causam a dificuldade percetual (1).

Irlen3
Portador de Síndrome de Irlen com lentes coloridas (espectrais).

Os acetatos coloridos são recomendados apenas quando existem dificuldades na leitura. Após a seleção do filtro adequado, o paciente passará a usá-lo sobre o texto durante a leitura ou cobrindo o ecrã do computador enquanto lê (2).

irlen2
Exemplo de acetato usado para a leitura.

Recomendações para pais e professores

– Reduza a iluminação com lâmpadas fluorescentes. Este tipo de iluminação causa desconforto e fotossensibilidade nos portadores de síndrome de Irlen. Sempre que possível, utilize iluminação natural.

– Imprima os testes, fichas de trabalho e fichas de informação em papel colorido, utilize a cor preferida pela criança ou recomendada pelo profissional de saúde que a acompanha. Caso não seja possível o uso de papel colorido, use papel reciclado.

– Os chapéus de pala são úteis para proteger os olhos do brilho das luzes fluorescentes. Recomenda-se o seu uso em ambientes interiores muito iluminados.

– A luz intensa emitida pelos projetores pode ser incómoda para portadores do síndrome. Limite o uso de projetores ou utilize um acetato azul para atenuar a intensidade da luz.

– Se possível, opte pelos tradicionais quadros negros ou de lousa em detrimento dos quadros brancos.

Veja mais recomendações aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s