Nova forma de combater o edema da córnea

A empresa israelita EyeYon Medical apresenta uma nova solução para o tratamento do edema da córnea, ao desenvolver uma lente de contacto terapêutica que promete aliviar a dor e melhorar a visão de pacientes que sofram desta condição.

eyeyon-lenses
Lentes da EyeYon.

A Hyper CL, nome pelo qual ficou conhecida, é uma lente de contacto descartável (duração de 2 semanas) que funciona de um modo semelhante às soluções salinas hipertónicas oculares. A sua aplicação irá proteger a superfície ocular, aliviar a dor e extrair o excesso de fluido presente no estroma da córnea (reduzindo o edema e melhorando a qualidade de visão).

O edema da córnea é uma condição patológica caracterizada pelo inchaço e acumulação de fluidos no tecido da córnea. Esta condição está geralmente associada à falta de exposição ao oxigénio presente no ar atmosférico. Sendo privado de oxigénio, o metabolismo da córnea é alterado, favorecendo um gradiente osmótico que induz a passagem de fluidos desde o humor aquoso.

O edema pode ser secundário a cirúrgicas oculares, acidentes traumáticos ou inflamações do olho e doenças crónicas oculares.

Em estadios mais avançados, o transplante de córnea é a única solução para tratar o edema.

O tempo de espera por um transplante de córnea pode ser muito longo. Entretanto, os pacientes sofrem bastantes dores e não vêm do olho afetado. Muitos recorrem ao consultório semanalmente e requerem tratamentos com gotas oculares, o que não é muito efetivo.

Refere Nahum Ferera (CEO da EyeYon) em entrevista ao portal israel21c.

A marca registada Hyper CL já possui o carimbo europeu CE e o seu lançamento está previsto para 2014. No entanto, a organização norte-americana US Food and Drug Administration (FDA) ainda não aprovou o lançamento naquele país.

Em clinicaltrials.com terá acesso a um estudo que produzirá resultados em abril de 2014.

Anúncios

4 comentários em “Nova forma de combater o edema da córnea

  1. eu estou recentemente a tentar reduzir o edema da córnea, logo após operação á catarata, tenho sentido dores, o olho ficou meio fechado e tive acentuada perda de visão, neste momento tive uma recuperação da visão de 20% e não me garantem se vou recuperar mais, mas como tenho glaucoma tem sido muito complicado, Fui consultar a vossa informação o que me ajudou a compreender melhor o que me aconteceu, pois a tensão ocular ficou elevada, neste momento está normal, mas continuo com o tratamento, será que eu vou algum dia recuperar ?

    1. Olá Maria José, antes de mais agradeço o seu comentário. O edema da córnea poderá levar a uma redução acentuada da visão mas hoje em dia a situação é reversível com a ajuda de medicação. A visão tente a ser restabelecida após a recuperação do edema. No entanto, se tem glaucoma e houve um aumento súbito da tensão ocular, a perda de visão poderá estar mais relacionada com esses dois fatores. Quanto à recuperação da visão, só o tempo o dirá. Rápidas melhoras.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s