Fototerapia ajuda no combate a insónias

Após 25 anos de investigação, cientistas australianos da Universidade de Flinders, lançam para o mercado um novo dispositivo que pretende ser eficaz no combate a perturbações do sono (insónias causadas por trabalhar em turnos irregulares, jet lag ou depressões de inverno).

Este dispositivo, batizado de RE-TIMER é semelhante a uns óculos de sol (com design futurista) e emite uma ténue luz verde para os olhos.

3655
Utilizadora do RE-TIMER.

 

O RE-TIMER recorre aos benefícios da fototerapia.

O Prof. Leon Lack, inventor do dispositivo, afirma que “A luz emitida pelo RE-TIMER estimula a parte do cérebro responsável pelo relógio biológico corporal. Este relógio , também designado de ritmo circadiano, regula os padrões e horários do sono, estados de alerta, níveis de performance e metabolismo ao longo das 24 horas do dia”.

Ao serem estimulados pela luz, os fotopigmentos presentes nas células ganglionares da retina (melanopsinas), enviam sinais para o núcleo supraquiasmático (NSQ) que é um centro primário de regulação dos ritmos circadianos. Ao receber informação sobre a luminosidade externa o NSQ interpreta e envia essa informação para o gânglio cervical superior, o qual redireciona o sinal para a glândula pineal. Em resposta ao estímulo, esta glândula secreta a hormona melatonina. Esta hormona tem como função regular o sono e a sua concentração no sangue é maior durante a noite.

Recorrendo à fototerapia, os investigadores conseguem controlar os níveis de melatonina no sangue, reajustando assim o relógio biológico de cada indivíduo. Proporcionando uma melhor período de sono durante a noite e um aumento no desempenho ao longo do dia.

Veja o vídeo!

Leia mais acerca de distúrbios de sono em aqui.

http://re-timer.com/au/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s